AÇÃO ESCOLA DA TERRA CEARÁ: POR UMA FORMAÇÃO EMANCIPATORIA DOS PROFESSORES DAS CLASSES MULTISSERIADAS.

Autores

  • Nairla Mara de Souza Franca
  • Francisco Samuel de Sousa e Silva
  • Clarice Zientarski

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar as ações desenvolvidas no curso de extensão Ação Escola da Terra Ceará, executado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, no período de 2013 a 2018, quando realizou a formação continuada de 1.550 professores de classes multisseriadas das escolas do campo e quilombolas, contemplando 28 municípios do Estado do Ceará. O programa federal foi lançado em 2013, sendo regulado pela portaria N° 579, de 02 de julho de 2013, visando a formação continuada de professores, com ênfase na Educação do Campo, para que os mesmos atendam às necessidades específicas de funcionamento das classes multisseriadas nas escolas do campo e nas comunidades quilombolas. A problemática suscitada por essa pesquisa compreende analisar as contribuições da Ação para a formação de professores das classes multisseriadas nas escolas do campo. A Ação Escola da Terra Ceará se realiza por meio da parceria com as instituições de ensino superior que promovem o curso de aperfeiçoamento de no mínimo 180 horas, por meio de encontros presenciais, divididos entre a universidade e atividades na escola-comunidade sob a coordenação da instituição formadora. As classes multisseriadas, presentes no contexto do difícil acesso à escola, são formas de organização escolar nas quais os alunos de diferentes idades ou níveis de escolarização ocupam uma mesma sala de aula, sob a responsabilidade de um mesmo professor. A metodologia utilizada para a produção desta pesquisa foi pesquisa bibliográfica, análise dos questionários aplicados aos professores. Como resultado da pesquisa sobre a Ação Escola da Terra Ceará, constatou-se a melhoria da formação e valorização dos professores e a necessidade de aprofundamento de estudos no que compete às especificidades pedagógicas e curriculares das classes multisseriadas e de Educação do Campo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão