AÇÃO EXTENSIONISTA DE CAPACITAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS VOLTADA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA, CEARÁ.

Autores

  • Cinthya Martins Felix
  • Hariel Abreu Pereira
  • Everton Bezerra Gadelha Filho
  • Francisco Nivaldo Aguiar Freire

Resumo

O crescimento do uso das energias renováveis na matriz energética brasileira e a relevância desse assunto no cenário global atual justificam a importância de difundir o conhecimento acerca dessa temática entre os jovens brasileiros, destacando os aspectos teóricos sobre a produção de energia através de fontes renováveis, assim como as perspectivas futuras de mercado. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo apresentar as atividades propostas e resultados obtidos pelo Projeto Socioeducativo em Energias Renováveis, que possui como público alvo os alunos de escolas públicas da cidade de Fortaleza, Ceará. A ação extensionista foi aplicada ao longo do ano de 2019 na Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves, onde foram realizados encontros semanais para a exposição de conteúdos teóricos sobre as fontes de energia e atividades práticas com a execução de projetos de protótipos que ajudaram na compreensão e despertaram a curiosidade dos alunos. Para mensurar os resultados obtidos e ajudar no diagnóstico, foram realizados testes objetivos e de múltipla escolha no início do projeto, e no final das atividades, previstas para encerramento em meados de dezembro, foi aplicado um novo teste, bem como foi executado um projeto final que será deixado para o patrimônio da escola. Constatou-se um aumento significativo do conhecimento dos alunos em relação às energias renováveis e evidências de que a metodologia aplicada na ação extensionista foi adequada para atender aos objetivos iniciais. Diante do trabalho desenvolvido, concluiu-se que o projeto contribuiu para a melhoria do desempenho escolar dos alunos, conforme relatado pelos mesmos e tem proporcionado o desenvolvimento da escola, aumentando a troca de experiências com a universidade. A experiência vivida pelos alunos e a interação com a Universidade agiram tornando-os formadores de opinião sobre o uso das energias renováveis e assim, multiplicadores dos benefícios e limitações dessas fontes de energia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão