AÇÕES FORMATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: REFLEXÃO SOBRE A PRÁXIS DOCENTE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Priscylla Davila Marques
  • Francisca Maurilene do Carmo

Resumo

Compreende-se que a sociedade é construída de acordo com as experiências e o contexto histórico em que está inserida. A educação não difere de tal afirmação: a escola deve estar adequada para receber a comunidade escolar, levando em consideração a sua cultura e contexto sócio histórico, promovendo a inserção e o pleno desenvolvimento dos sujeitos. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições do projeto “Ações Formativas no Ensino de Ciências na Perspectiva Histórico-Cultural: Reflexão sobre a Práxis Docente dos Professores da Rede Pública de Ensino” para a formação continuada dos professores. A ação se faz através de diálogos e rodas de conversas com professores da educação básica e estudantes do curso de Pedagogia, utilizando como referencial teórico os autores VIGOTSKY(2001), LEONTIEV(1978) e LURIA(1987) , criadores da Psicologia Histórico-Cultural que trata do desenvolvimento da linguagem, memória, atenção e criatividade do ser humano, as Funções Psicológicas Superiores – FPS, a partir das relações existentes na sociedade e as contribuições dessa perspectiva no processo educativo do Ensino de Ciências para o pleno desenvolvimento das crianças. A partir dos resultados obtidos, é possível identificar que as ações extensivas realizadas com os professores da rede pública contribuíram para a sua formação continuada, tendo em vista que as discussões suscitaram reflexões críticas sobre as concepções e práticas dos professores e estudantes, promovendo uma relação teórico-prática na sala de aula. Deste modo pode-se concluir que a Psicologia Histórico-Cultural é relevante para a formação dos professores, já que leva em consideração o contexto social em que as crianças estão inseridas, buscando uma inovação para as práticas do Ensino de Ciências a partir das necessidades específicas das crianças e da comunidade escolar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão