BOM JARDIM DE TOLERÂNCIA RELIGIOSA: TRABALHANDO O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO COMO ESTRATÉGIA DA FORMAÇÃO CIDADÃ A PARTIR DA ESCOLA BÁSICA
Resumo
Este trabalho apresenta as atividades realizadas no projeto de extensão desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) do Departamento de Geografia da UFC. O projeto tem como objetivo trabalhar de forma interdisciplinar na disciplina de Geografia questões em torno da pluralidade religiosa e do diálogo inter-religioso no ambiente escolar, através de discussões e atividades em grupo. Em 2019, as ações foram realizadas na EEFM Patronato Sagrada família, localizada no bairro Antônio Bezerra (Fortaleza/CE), devido ao seu caráter religioso, representado nas estruturas físicas e pedagógicas da escola, causando confrontos e conflitos entre os diversos sujeitos escolares. As atividades foram realizadas com as turmas do 2º ano do ensino médio, sendo inicialmente aplicado questionários afim de reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema “tolerância religiosa”. A partir dessa aplicação, foram programados encontros sistemáticos em forma de roda de conversa no semestre 2019.1. Nessa primeira etapa, as discussões tiveram como foco as várias religiões distribuídas pelo mundo, a partir de uma visão cultural, bem como uma discussão acerca da tolerância religiosa. Já no semestre 2019.2, os encontros tiveram como cerne as reflexões sobre a cultura e religiões afro-brasileiras, a fim de ampliar os debates contra o racismo e a favor da representatividade e consciência negra, pensando em possíveis atividades culturais artísticas que envolvessem a temática para realização no dia 20 de novembro. Devido aos conflitos internos existentes na escola tais apresentações não puderam ser realizadas. Em contrapartida, os alunos mobilizaram um ato em prol da tolerância e respeito, se posicionando contra o racismo, reivindicando a valorização e representação negra no espaço escolar e na sociedade como um todo, fato que mostra resultados positivos das ações do projeto.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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