BORBOLETÁRIO COMO MEIO DE INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA E UNIVERSIDADE.

Autores

  • Pamela Brenna Silva Teixeira
  • Joana Darc Araujo Mesquita
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

As borboletas são insetos da Ordem Lepidoptera e desempenham papeis importantes nos ecossistemas contribuindo para uma maior biodiversidade vegetal, uma vez que são polinizadoras. O Projeto Cores da Natureza - Borboletário criado em 2006 e idealizado pela Profa. Niedja Goyanna Gomes Gonçalves, pertence ao Departamento de Fitotecnia/Fitossanidade do Centro de Ciências Agrárias, na Universidade Federal do Ceará, estando situado no Horto didático no Campus do Pici. Mensalmente, o projeto recebe grupos de alunos, docentes, ONGs, pessoas da comunidade, escolas públicas e particulares, que frente a ação extensionista e dependendo dos objetivos da visita, têm a oportunidade de desfrutar das diferentes ações desenvolvidas pelo projeto. Uma delas é a obtenção do conhecimento e da realização de práticas, por professores e alunos, das disciplinas em diferentes níveis, ao observar in loco a criação desses artrópodes dentro das diferentes fases de vida(ovo, larva, pupa e ímago), além de obter conhecimento do potencial dos insetos como indicador ambiental. Os estudantes e professores dos diversos áreas do conhecimento como Biologia, Ecologia, Pedagogia, Meio-ambiente, Engenharia Ambiental, Ciências e demais áreas correlatas enriquecem seu aprendizado ao absorver a identificação dos espécimes a nível taxonômico e a relação direta do inseto-planta-ambiente. Percebem que esses insetos são muito sensíveis às condições climáticas, ocorrendo a sazonalidade das espécies e a perda de habitat quando ocorrem os desmatamentos e as consequências desses desequilíbrios. Não raro, são as orientações, empréstimos de materiais e, por vezes, a realização de palestras por membros do projeto, em Feira de Ciências, Semana Cultural etc. Assim, o Borboletário se traduz em um laboratório vivo capaz de despertar nos indivíduos partícipes e visitantes o senso de habilidade, competência e responsabilidades para conservar e preservar a natureza.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão