BRINCARMÓVEL: UM AMBIENTE ESTRUTURADO PARA O BRINCAR COMO ESPAÇO CATALISADOR DE AFETO.

Autores

  • Carlos Magno Vieira dos Santos
  • Luciana Ferreira Albuquerque
  • Barbara Dezidorio Matos
  • Letícia Gomes Morais da Silva
  • Francisco Honório de Almeida Neto
  • Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Resumo

O brincar acontece de várias formas, tendo como uma de suas principais características, a probabilidade de se construir situações que possibilitam a troca de experiência e o estabelecimento ou fortalecimento de vínculos. O brincar é uma potente ferramenta para o desenvolvimento emocional e a criação de afeto, esse sentimento pode ser associado a momentos, pessoas, objetos ou espaços. O brincarmovél é uma brinquedoteca itinerante, repleta de brinquedos, jogos analógicos e digitais, e livros; um ambiente de encontros; onde, pais, filhos, jovens, crianças e adultos se reúnem com o intuito primário de resgatar e vivenciar o lúdico. Entretanto, mais que apenas brincar, o afeto é edificado e consolidado, nesse local. Diante disso, este estudo tem como propósito analisar de que forma a unidade móvel estimula o desenvolvimento desse sentimento e como ele reverbera na vida de seus visitantes e colaboradores. Atuar como ludoeducador na brinquedoteca itinerante nos possibilita presenciar como são estabelecidas as relações, além de permitir envolvimento no processo de construção dessas conexões, seja com o espaço, seja com o brinquedo estruturado ou entre as pessoas. Esta pesquisa se concretizou por meio de observação em campo, dentro da brinquedoteca itinerante e no ambiente externo, mas próximo ao ônibus, onde se encontra a área de playground. Os resultados dessa investigação dão conta de evidenciar a importância da existência desse equipamento federal, cujo retorno para a comunidade é de uma grandeza imensurável. O brincarmóvel fez e continua fazendo parte da história de muita gente que por ele passou, seja como o visitante que carrega consigo a lembrança de um momento experienciando o lúdico de forma bastante afetiva com familiares e amigos ou como o ludoeducador que teve a oportunidade de atuar nesse ambiente tendo um retorno profissional e humano capazes de transformar sua percepção acerca do brincar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão