CLUBE DE LEITURA DO ISF: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Laila Cavalcante Romualdo
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumo

Dentro do processo de ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira, uma das formas de garantir melhor apreensão da língua-foco é encorajar a leitura por parte dos alunos. No âmbito do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF), cujo objetivo central é promover cursos de línguas estrangeiras para estudantes, professores e servidores das IES, a abordagem central baseia-se nos fins acadêmicos. Tendo em vista, entretanto, que os usos da leitura são muitos e que essa atividade exerce papel fundamental na formação de cidadãos, a equipe do Núcleo de Língua Inglesa do programa IsF na UFC realizou alguns encontros extra sala voltados para a apreciação de textos clássicos da literatura ocidental. Este trabalho apresenta um relato de experiência desses Bookclubs, realizados em julho de 2018 e em agosto e setembro de 2019, com o objetivo de compartilhar a metodologia empregada nesses eventos, desde sua concepção e escolha das leituras e atividades a serem desenvolvidas até sua efetiva realização e o feedback dos participantes. Os resultados sugerem que tais encontros, embora restritos, são oportunidades que servem não apenas para focalizar a aprendizagem da leitura, mas também para aliar a esse conhecimento a capacidade de argumentação e de pensamento crítico entre os agentes da Universidade – características estas que são definidoras do papel dessas instituições. Essa pesquisa foi realizada com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), da Universidade Federal do Ceará, pelo qual prestamos nossos agradecemos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão