COM A PALAVRA SERVIDORES E FAMILIARES: O QUE PENSAM SOBRE O PROGRAMA DA SAÚDE DO HOMEM OFERECIDO PELA UFC? (PROGRAMA DE ATENÇÃO A SAÚDE DO HOMEM DA UFC: DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DOENCAS DA PRÓSTATA)

Autores

  • Nina Victoria Ribeiro e Silva
  • Lucas Castro do Nascimento
  • José Ajax Nogueira Queiroz
  • Vladimir Michailowsky Leite Ribeiro
  • Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo
  • Conceicao Aparecida Dornelas

Resumo

A alta incidência de doenças da próstata, suas morbidades atreladas a carência de serviços em saúde especializados em nossa cidade e com um olhar na valorização de servidores da Universidade Federal do Ceará foi criado em 2018 o PROGRAMA DE ATENÇÃO A SAÚDE DO HOMEM DA UFC: DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DOENÇAS DA PRÓSTATA. São oferecidas palestras nos diversos campus de Fortaleza, assistência médica especializada em ambulatório de Urologia da Faculdade de Medicina, tanto para servidores como para seus familiares visando a prevenção das doenças da próstata, sendo estes, realizados por um urologista e dois bolsistas alunos de medicina. Objetiva-se avaliar o PROGRAMA DE ATENÇÃO A SAÚDE DO HOMEM a partir da visão dos servidores da UFC e seus familiares atendidos no ambulatório.-Foi aplicado questionário para servidores e familiares após atendimento médico inquerindo sua opinião sobre o programa, sobre facilidade e dificuldades, acolhimento e atendimento da equipe e deixando espaços para sugestões. O atendimento com a servidora pelo telefone 96,9 % dos servidores e 100% dos familiares estão satisfeitos. Em relação avaliação da qualidade do atendimento ao cliente realizado, ao fornecimento informação detalhada sobre seus sintomas e formas de tratamento pelo médico, assim como, a resposta e esclarecimento dos questionamentos durante o transcorrer da consulta, 100% dos servidores e familiares assinalaram muito bom. 85% dos servidores avaliaram o projeto como muito bom e 15% indicariam para seus familiares, 100% dos familiares avaliaram como muito bom. Por ultimo 9% dos familiares e servidores sugeriram que os pacientes atendidos pelo projeto fossem acompanhados pelo hospital e pudessem realizar exames no mesmo. A avaliação dos pacientes atendidos no ambulatório revelou-se positiva e que estão satisfeitos com o atendimento médico prestado pelo programa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão