COMO A EDUCAÇÃO FREIREANA PODE SER APLICADA NO CONTEXTO DE UM CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR

Autores

  • Maria Leticia Santos Chaves
  • Larissa da Silva Sampaio
  • Antonio Davi Gomes da Silva
  • Alex Xavier Santiago da Silva

Resumo

Os Cursinhos Universitários Populares estão presentes em diversas universidades brasileiras e existem como uma forma de servir à comunidade que as rodeiam, através do oferecimento de educação pré-universitária de qualidade, gratuita ou de baixo custo, para estudantes hipossuficientes. O fato de ser formado por estudantes da graduação traz a este tipo de iniciativa uma proximidade maior entre as pessoas que se encontram nos papéis de professor e de alunos, diferenciando-se, portanto, da educação oferecida por grandes escolas brasileiras, a “educação bancária”. E é justamente neste ponto onde há a congruência com os ensinamentos de Paulo Freire, patrono da educação e inspiração para a criação do Curso Pré-vestibular Paulo Freire, projeto de extensão que serviu de base para a elaboração deste trabalho. Nesse sentido, constata-se, portanto, que o aluno receptor da educação popular é atingido diretamente, considerando a qualidade das aulas oferecidas, e se torna um sujeito capaz de transformar a realidade na qual está inserido ao adentrar em uma instituição de ensino superior. O impacto dos Cursinhos Populares abrange, também, todos os voluntários que se tornam educadores e que têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos decisivos e de aprender com novas realidades. O contato dos voluntários com a realidade desses alunos, faz com que aqueles desenvolvam um senso de responsabilidade muito grande, considerando que os alunos veem em iniciativas desse tipo uma oportunidade real de mudança de sua condição, ou seja, o impacto gerado nos membros se dá no sentido de torná-los líderes capazes de solucionar problemas com maior facilidade, característica bastante considerável em qualquer profissão que desejem seguir. Este trabalho tem por objetivo, portanto, analisar os efeitos da educação inclusiva e transformadora freireana e como ela pode ser viabilizada no contexto de um cursinho pré-universitário voltado para o ENEM.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão