COMPARAÇÃO DA ANSIEDADE ENTRE ESTUDANTES PRÉ-VESTIBULARES DO BRASIL E EUA

Autores

  • Rafael Machado Simao
  • Mateus de Sousa Leite Oliveira
  • Samuel Lima de Souza
  • Kawê Viana
  • Matheus Zaian Rodrigues de Lira
  • Jose Ajax Nogueira Queiroz

Resumo

INTRODUÇÃO: O estudante brasileiro assim como o americano costumam na época do vestibular enfrentar os dilemas que influenciam seus estudos para sua aprovação na universidade. Nesse período o estudante poderá desenvolver algum quadro típico de ansiedade que poderá influenciar diretamente em sua capacidade cognitiva durante os exames de admissão das universidades. Além disso, é importante que os dados apresentados a comunidade sejam credíveis e atualizados. OBJETIVO:Investigar e comparar a ansiedade em jovens do último ano do ensino médio brasileiro e americano, assim como o desempenho cognitivo. METODOLOGIA:Pesquisa bibliográfica realizada durante os últimos 17 anos, no qual foram encontrados 51000 trabalhos, sendo 6 artigos selecionados. utilizando descritores, “ansiedade”, “pré-vestibular”, “scholastic aptitude test”. Em periódicos disponíveis em bases de dados, segundo o objetivo da pesquisa. RESULTADO: Analisando os resultados do Programa de Avaliação Internacional dos Estudantes, cerca de 80% dos estudantes brasileiros apresentam algum grau de ansiedade, nos EUA cerca de 68% dos estudantes apresentam ansiedade nas mesmas condições. Em relação ao desempenho cognitivo dos estudantes, em ambos os países foram encontrados resultados semelhantes. Estudantes com níveis médios e altos de ansiedade costumam ter o rendimento nas provas de matemática e ciências da natureza quase 13% inferior aos estudantes que apresentam pouca ou quase nenhuma ansiedade. Já quando os estudos que analisaram o rendimento nas provas de linguagens de estudantes que apresentam um nível alto de ansiedade costumam ter um rendimento inferior a 9% em comparação aos estudantes que apresentam pouca ansiedade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ansiedade é encontrada em vários estudantes no Brasil e Estados Unidos, os resultados mostram que há uma clara redução cognitiva no desempenho dos estudantes associado ao nível de ansiedade que cada um possui.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão