COMUNICAÇÃO COM QUALIDADE: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA EDUCOMUNICAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO, POR MEIO DA SEQUÊNCIA FEDATHI

Autores

  • Daniele de Oliveira Xavier
  • Marcus Henrique Linhares Ponte Filho
  • Cristina Mandau Ocuni Ca
  • Sara Rebeca Aguiar de Carvalho
  • Herminio Borges Neto

Resumo

Educomunicar é antes de tudo, aprimorar a qualidade da comunicação mantida nos processos educacionais. É a partir deste pressuposto que a Educomunicação apresenta-se como um campo de estudos em expansão no Brasil, investigando de que forma as ações educacionais podem ser aprimoradas através de ações docentes pautadas num paradigma democrático, participativo e descentralizado. O presente trabalho é fruto de uma ação de extensão realizada entre Agosto e Outubro de 2019, que teve como objetivo maior apresentar a Educomunicação aos participantes do projeto, por meio de debates a respeito de conceitos-chave educomunicativos como “autonomia”, “produção autoral” e “descentralização pedagógica”. Toda as ações do projeto foram baseadas nos pressupostos da Sequência Fedathi, metodologia de ensino que procura enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, estimulando um raciocínio científico entre os discentes a partir de uma mudança de postura docente. Foram realizados encontros semanais junto aos participantes da ação extensiva, onde realizou-se rodas de discussão sobre conceitos educomunicativos e análises coletivas de vídeos produzidos pelos próprios professores. Verificou-se que ainda predominava na prática docente dos participantes uma comunicação centralizada, baseada na transmissão unilateral de mensagens. Também percebeu-se um discurso de rejeição ao uso de certas tecnologias, motivado pelo temor de “perda de autoridade e controle” sobre os alunos a partir do uso dessas ferramentas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão