CONECTAKIT: FORMAÇÃO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE ROBÓTICA EDUCACIONAL COM KIT PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fernando Barros da Silva Filho
  • Jefferson Gomes Brito
  • Jacqueline Soares Vieira
  • Jose Rogerio Santana

Resumo

Em meio a dinâmica dos processos de produção e difusão do conhecimento vivenciado na atualidade, a Robótica Educacional vem ganhando mais espaço dentro do rol de opções metodológicas a serem utilizadas pelos educadores em apoio às suas ações pedagógicas. A Robótica Educacional apresenta-se como um potencial contextualizador dos componentes curriculares, sendo esta capaz de levar o educando a reflexão sobre o próprio conhecimento em sua propriedade até a reelaboração de novos conhecimentos, atendendo assim o contexto atual onde o educando não é mais um simples receptor de informações e sim criador e recriador da natureza e suas propriedades. Em meio a este contexto situa-se os atuais e futuros educadores que mais do que nunca necessitam em sua formação se atentarem sobre a utilização destas metodologias de ensino. Paralelo a isto, as políticas educacionais têm se mobilizado equipando instituições de ensino com materiais e equipamentos, o que sem a formação adequada dos profissionais de ensino coloca em xeque a efetivação do investimento publico e mais importante ainda a aprendizagem dos educandos diante dos processos de ensino difundidos pelo mundo. Rezende (2002) enfatiza que atividades com tecnologias educacionais, propiciam meios para que o aprendiz formule hipóteses relacionadas ao seu objeto de investigação, explore ideias que levem a discutir e colocar em prática a sua própria maneira de pensar, a validar resultados e construir argumentos que possam ser aplicados. É diante deste cenário, que o projeto de extensão CONECTAKIT busca proporcionar a docentes da rede publica a formação mínima na utilização de materiais de Robótica Educacional através da promoção de oficinas, formações e encontros tanto dentro da universidade como nas próprias escolas atendidas. Os resultados demonstram uma intensificação na busca por formações técnico-pedagógicas por parte de docentes e estudantes de pedagogia e licenciaturas, levando-nos a necessidade de expansão deste projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão