CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO

Autores

  • Patricia Machado de Queiroz
  • Yan Ferreira de Medeiros
  • Francisca Giliana Braz Arruda
  • Susana Kramer de Mesquita Oliveira

Resumo

Considerando que a institucionalização altera o ritmo de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e vincular da criança, o Projeto Cirandas, fundamentado nos conceitos (Matriz de Identidade) e instrumentos (Análise Sociométrica) oferecidos por Jacob Levy Moreno, busca compreender as consequências em crianças de processos de institucionalização, bem como desenvolver a competência de estudantes e profissionais que atuam em instituições de acolhimento infantil para intervirem nas relações interpessoais da criança como forma de promoção de seu desenvolvimento e como estratégia de desinstitucionalização, facilitando, consequentemente, sua participação em família e em comunidade. O Projeto consiste na visita semanal, por monitores capacitados e treinados, às crianças de uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI), de Fortaleza, proporcionando novas configurações vinculares por meio de interações espontâneas e testes sociométricos, orientados pela professora supervisora do Projeto. A partir da experiência do Cirandas, de 2017 a 2019, a bolsista (que esteve vinculada ao projeto em todo esse período), a partir dos diários de campo dos monitores que foram capacitados a participarem, nesse intervalo, desenvolveu um instrumento de avaliação de padrões de comportamentos e de relacionamentos dessas crianças, com o objetivo de identificar potencialidades em seu desenvolvimento, denominado DDI – Desinstitucionalização do Desenvolvimento Infantil. Esse trabalho irá discutir a construção do DDI, bem como a proposta de aplicação em 2020 como proposta de desinstitucionalização das crianças na UAI em que o projeto tem atuado, demonstrando, a partir de casos concretos, como o Cirandas tem auxiliado às crianças abrigadas na retomada do seu desenvolvimento, e aos profissionais da área na compreensão desse processo, contribuído, direta e indiretamente, para o seu processo de desinstitucionalização.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão