CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAR O GRAU DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) SOBRE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (ATS)

Autores

  • Maria Teresa Alencar Mauricio
  • Lanielle Késia Peixoto Lima
  • Thisciane Ferreira Pinto Gomes
  • Patricia Andrea da Fonseca Magalhães
  • Luizianne Mariano Martins
  • Luciana Macatrao Nogueira Nunes

Resumo

Introdução: ATS é um campo multidisciplinar de estudo de políticas públicas que procura sintetizar os conhecimentos referentes às implicações clínicas, sociais, éticas, ambientais e econômicas das tecnologias em saúde, a fim de subsidiar o gestor em saúde na decisão de disponibilização e indicação dessas tecnologias para a população. Dentre os profissionais atuantes na área, destacamos também os farmacêuticos na análise de critérios relacionados à segurança e eficácia das tecnologias. Objetivo: Construir um instrumento para avaliar o grau de conhecimento dos estudantes do curso de Farmácia sobre ATS. Metodologia: Realizou-se inicialmente um estudo dos instrumentos de coleta de dados disponíveis e que atendessem a necessidade de avaliação a respeito do tema de interesse. Após a escolha do instrumento, foi realizado um levantamento do conteúdo e seleção cronológica dos assuntos a serem abordados, bem como a elaboração das perguntas. Por último, foi aplicado o instrumento como piloto no intuito de buscar uma coleta de dados definitiva mais pertinente e satisfatória. O projeto obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa em seres humanos da UFC. Resultados: O instrumento de coleta de dados escolhido foi o questionário por conseguir atingir um maior número de alunos concomitantemente e pelo fato de não sofrer influência do pesquisador. Foram aplicados 10 questionários do estudo piloto voltados aos alunos do curso de Farmácia da UFC. Durante a análise das respostas aos questionamentos do instrumento, observou-se a necessidade de adequação de linguagem para que houvesse uma coleta de dados mais clara e precisa. Foi acordado que a reformulação de algumas perguntas ocorresse com a intenção de gerar dados suficientes para alcançar o objetivo de avaliação do conhecimento. Conclusão: A construção de questionários para aplicação em pesquisa deve ser realizada para que a sua criação consiga ser revisada de forma a potencializar os resultados e beneficiar toda a pesquisa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão