CONSULTA DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DO TRANSPLANTE CARDÍACO PEDIÁTRICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: o transplante cardíaco pediátrico é indicado aos pacientes que apresentam insuficiência refratária ao tratamento clínico, sem outra possibilidade cirúrgica. Este tem proporcionado sobrevida e melhora da qualidade de vida, as quais dependem da adesão do paciente ao tratamento. O engajamento no autocuidado é possibilitado pela efetivação de ações educativas que visam a mudança de comportamento, no sentido de adotar hábitos saudáveis, através da consulta de enfermagem, que integra um modelo de educação em saúde. Objetivos: relatar a experiência de uma bolsista sobre as ações de extensão no acompanhamento de enfermagem com pacientes pediátricos transplantados cardíacos. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de ações de extensão desenvolvidas no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, durante março a dezembro de 2019. As ações durante o acompanhamento ambulatorial são as coletas para a realização de exames laboratoriais, a consulta de enfermagem, por meio do exame físico completo, acompanhamento das medicações, ações educativas em saúde, visando aderência ao tratamento e hábitos saudáveis, com foco no autocuidado, além da consulta multiprofissional e a realização de Eletrocardiograma e Ecocardiograma. Resultados: a bolsista acompanhou a consulta. As ações exigiram o resgate de conhecimentos do ciclo básico da graduação. Ainda, foram assistidas e auxiliadas as coletas de exames, a realização de exame físico e a orientação da rotina das medicações. Também foram desenvolvidas ações de educação em saúde, junto à enfermeira, por meio da investigação do autocuidado e orientações sobre qualidade de vida. Conclusão: O acompanhamento das consultas se mostrou relevante ao passo que permitiu a visualização da atuação nos princípios de universalidade, integralidade, equidade e resolução das ações de saúde, além de fornecer subsídios e informações que direcionam o paciente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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