DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MÉDICAS E SENTIMENTO DE FUNDAMENTAÇÃO DA GRADUAÇÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO COM PUÉRPERAS

Autores

  • Isac Lucca Frota Boriz
  • Leticia Queiroz Medeiros
  • Ana Talya Soares Torres
  • Helena Dias Pereira
  • Liz Rodrigues Picanço
  • Zenilda Vieira Bruno

Resumo

Introdução: A fase pueril é, sobretudo, fase de extrema sensibilidade, dadas as dúvidas sobre como reorganizar a dinâmica familiar e fisiológica daquela mulher. Nesse sentido, levar informações sobre como prevenir uma gravidez indesejada no momento de recuperação do corpo feminino e cuidados com o bebê, torna-se uma experiência de suma importância para o estudante de medicina que irá colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação e colaborar com o bem-estar daquela família. Objetivos: avaliar o impacto da extensão com as puérperas na percepção dos alunos acerca do cuidar em medicina. Metodologia: foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis estudantes de medicina, entre 20 e 23 anos, utilizando a abordagem qualitativa dos dados. Resultados: Os estudantes comentaram sobre a abordagem das pacientes para que estas se sentissem mais à vontade. TST, 22 anos, cita “decidi sentar-me na beira de seu leito para que o meu olhar ficasse na altura do dela. Nesse momento a fala ficou mais leve e a compreensão ficou nítida”. Outro ponto, foi a influência de atividades de extensão para alcance da população. “Enquanto estudante de medicina, tenho acesso privilegiado à informação que é modificadora e por vezes, decisiva da vida do meu próximo, e praticar esse repasse na nossa rotina é uma troca inestimável” citou BBL, 20 anos; “quem sabe, ser uma parte pequena no planejamento daquela família, parte pequena, mas que pode fazer toda a diferença.” citou AMS, 23 anos. Conclusão: A percepção dos estudantes, proporcionada pela experiência da atividade em questão, foi de que o contato atento e respeitoso com o outro proporciona uma interação mais sincera e confiante. Além disso, torna-se claro que os estudantes estão conscientes de que, como detentores de conhecimento, são agentes ativos de transmissão desse, reafirmando a importância de disponibilizar e oferecer informações à população através de atividades de extensão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão