DIAGNÓSTICO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE PRONÚNCIA DE SONS DE VOGAIS EM LÍNGUA INGLESA POR ESTUDANTES DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NO CAMPUS DE SOBRAL.

Autores

  • Francisco Arago Santiago Angelo
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumo

A presente pesquisa apresenta um diagnóstico das principais dificuldades na pronúncia de sons de vogais da língua inglesa por estudantes do curso de “Pronúncia e habilidades orais” e clubs ofertados pelo programa institucional Idiomas sem Fronteiras (Isf) em Sobral no segundo semestre de 2019. Segundo Firth (1992), um diagnóstico da pronúncia dos estudantes permite ao professor organizar informações e selecionar para suas aulas itens específicos que refletem as necessidades da maioria. Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar as dificuldades de pronúncia de determinados sons de vogais em língua inglesa nas turmas do IsF em Sobral e relacioná-las com o que a literária nesta área considera como potencialmente difícil para falantes da língua portuguesa (AVERY & EHRLICH,1992; KELLY,2000). Para a coleta de dados, foi pedido aos estudantes que lessem, sem consulta a fontes externas, vinte frases contento palavras com sons de vogais considerados difíceis para falantes de língua portuguesa. As frases foram organizadas em cinco grupos, cada um contendo palavras com pelo menos dois sons de vogais com potencial para pronuncia incorreta por substituição, de acordo com (KELLY,2000; GODOY, GONTOW & MARCELINO,2006). As leituras foram registradas em arquivos de áudio com o consentimento dos estudantes para posterior análise. Os resultados mostram que pronúncia incorreta causada por substituição de um som de vogal por outro foi diagnostica pelo menos uma vez em cada amostra, sendo que apenas uma amostra não apresentou mais de uma incoerência. Os resultados obtidos reforçam o que a literatura usada nesta análise afirma, além de também reforçarem a importância de uma análise das dificuldades de pronúncia dos estudantes para a construção de um plano de curso mais contextualizado com as necessidades de cada turma. Agradeço à PROINTER da Universidade Federal do Ceará por financiar a realização desse trabalho.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão