DIÁLOGOS EM PSICOLOGIA: DIFUSÃO DE PRÁTICAS E SABERES MULTIPROFISSIONAIS EM DIFERENTES CAMPOS

Autores

  • Flavio Gabriel Alves do Amaral
  • Lívia Nádia Albuquerque dos Santos
  • Isaac Ricarte de Carvalho
  • Glycia Silva de Sousa Coelho
  • Jurema Barros Dantas

Resumo

O presente trabalho destina-se a apresentar o projeto “Diálogos em Psicologia”, o qual é cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará e coordenado pelo Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES). O projeto Diálogos se divide em duas propostas, uma ocorre dentro da universidade, mas sempre buscando convidar toda a comunidade para se apropriar do espaço ali criado, e uma que ocorre nas escolas de Ensino Médio. O Diálogos em Psicologia como um todo busca trazer à tona temáticas que perpassam a existência humana com destaque ao que há de inerente nelas ao trazê-las para a contemporaneidade. Tais temáticas vêm sendo estudadas pelo LAPFES, tendo como exemplos as “relações amorosas”, “felicidade”, “sofrimento psíquico”, “corpolatria” e etc. No entanto, a perspectiva trazida para abordá-las procura-se multiprofissional para então criar uma abrangência maior de saberes dentro dos debates desenvolvidos a fim de romper com uma segmentação do conhecimento que pode criar uma lógica reducionista e de saber-poder que deturpa muitas vezes o debate. Além, disso há a proposição de integrar recursos artísticos (músicas, curtas, pinturas e etc) que possam agregar às temáticas partindo de um ponto de vista cultural e expressivo que só a arte pode desenvolver. Assim, tanto nas escolas quanto na universidade, cada qual tendo suas especificidades de contexto e ação, o Diálogos em Psicologia trata de desenvolver um espaço reflexivo que convida a uma dialética entre temas e saberes para poder expor a comunidade ao formato de produção do conhecimento de qual a universidade dispõe, sem, no entanto, trazer necessariamente consigo o modelo expositivo de apresentação de um saber consolidado e intocável. Desse modo, outros espaços de produzir e disseminar conhecimento, que seja rico e crítico, são criado além dos que existem dentro do modelo sala-de-aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão