DIMENSIONAMENTO DA DINÂMICA E CINÉMATICA DO SISTEMA DE SUSPENSÃO DE UM PROTÓTIPO BAJA SAE

Autores

  • Joao Victor Castelo Branco Holanda Gomes
  • Victor Hugo Rodrigues Nogueira George
  • Antônio Alberto Mendes de Oliveira Júnior
  • Roberto de Araujo Bezerra

Resumo

O presente trabalho discorre sobre o dimensionamento do sistema de suspensão do protótipo SB-19 Volcano, um veículo monoposto off-road, o qual possui como principais funções: isolar os passageiros de vibrações e impactos, controle dos ângulos de alinhamento de roda, manter o contato do pneu com o solo e controle da distribuição dinâmica de massa do veículo. Inicialmente foram definidas as geometrias de suspensão a serem utilizadas no protótipo, contando com Double Wishbone (Duplo A) no eixo dianteiro e Swing Axle no eixo traseiro. Posteriormente, foram selecionados os amortecedores do quadriciclo Fourtrax 420 e de um Gol G5 para a dianteira e traseira, respectivamente, a fim de garantir parâmetros de conforto para as frequências de suspensão definidas. Em seguida, foram definidas as constantes elásticas das molas, tendo como parâmetros os rates de suspensão calculados. Após a definição desses componentes, foram realizadas análises dos parâmetros de transmissibilidade para frequências críticas, com o intuito de proporcionar um padrão de conforto adequado. Por fim, a análise de frequências de pitch, bounce e rolagem foi realizada para proporcionar não apenas o conforto, mas também, para o aprimoramento da performance dinâmica do veículo, garantindo a segurança por meio da redução da tendência de capotagem. O sistema de suspensão pode ser validado durante a prova do enduro de resistência, na qual não apresentou grandes falhas estruturais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão