DITADURAS DA AMÉRICA LATINA NO CINEMA

Autores

  • Raissa Freitas Alves
  • Ana Amelia de Moura Cavalcante De Melo

Resumo

O projeto que ora apresentamos, buscou trazer por meio do audiovisual, filmografias que traçam um panorama acerca das diferentes conjunturas pelas quais a América Latina passou desde os anos 1960 até o final dos anos 1980. O projeto buscou levantar algumas das reflexões acadêmicas sobre as ditaduras militares do sul do continente, de maneira a tornar possível um aprofundamento do conhecimento sobre o passado recente da região. O projeto consistiu na apresentação mensal de uma produção cinematográfica latino-americana voltada para o tema acompanhada de debate. A escolha dos filmes tomou como critério a relevância da produção e qualidade asseverada pela comunidade acadêmica e especialista e obviamente a centralidade na filmografia dos processos políticos e sociais da América Latina no século XX, sobretudo aqueles referentes às ditaduras e posterior redemocratização. Para isso contamos com diretores e produtores consagrados da Sétima Arte, como Andrés Wood, Cleonildo Cruz, Costa-Gravas e outros. O projeto além de envolver o professor responsável que tem pesquisado e atuado na área de história da América, envolveu alunos da graduação, da pós, professores e alunos do ensino médio da rede pública do Ceará. A relevância da proposta encontra-se nos próprios conteúdos dos debates, ou seja, refletir sobre os significados e representações das ditaduras na América Latina, tomando especialmente como pontos de referências as ditaduras da Argentina (1976-1983), Chile (1973-1989), Uruguai (1968-1985) e Brasil (1964-1985). A proposta pretendeu discutir as particularidades de cada caso, analisando as proximidades, convergências e cooperação que uniram as ditaduras no Cone Sul, bem como a posterior interpretação desses momentos históricos que cada sociedade elaborou a partir da cinematografia. A importância do projeto está não apenas no conteúdo proposto e na reflexão que busca gerar como ainda no diálogo que pretendeu estabelecer entre a graduação e as redes públicas de ensino.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão