DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE HERPETOLOGIA NA INTERNET: QUAL O ALCANCE DAS MÍDIAS DIGITAIS DO NUROF-UFC?

Autores

  • Isabel Cristina Goncalves Pinto
  • Alyne Costa Martins
  • Lucas Araújo de Almeida
  • Raul Vasconcelos Rodrigues
  • Diva Maria Borges Nojosa
  • Castiele Holanda Bezerra

Resumo

As redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter tem um papel essencial na divulgação científica nos dias de hoje. A equipe do NUROF-UFC (Núcleo Regional de Ofiologia da UFC) desenvolve um trabalho de divulgação científica por meio da internet desde 2011, com o projeto NUROF nas Nuvens, sendo o blog a principal ferramenta utilizada para divulgar conhecimentos científicos e conscientizar a população em geral através de textos sobre temas relacionados a herpetologia (estudo dos Anfíbios e Répteis). O Instagram e o Facebook são as redes mais utilizadas no processo. O objetivo desse trabalho é mostrar a importância e o alcance das redes sociais do NUROF-UFC na divulgação científica. Entre janeiro e novembro de 2019, ocorreram seis publicações no Blog, contando com um total de 141.945 visitantes, que geraram 194.454 visualizações em 101 países. O texto mais visualizado foi “O veneno do rabo (cauda) da lagartixa (taruíras)” com 28.327 visualizações. Quanto ao Instagram, são 1.203 seguidores e no mesmo período ocorreram 28 publicações. Já o Facebook, possui 675 seguidores e contou com 17 publicações no mesmo período. Em relação aos anos anteriores, o Blog teve uma diminuição expressiva no número de visualizações e visitantes. Porém, os textos antigos publicados, mantiveram a grande maioria dos acessos, mostrando que independente do tempo da publicação, ainda são pesquisados. Nas redes sociais, o Instagram atinge um maior número de pessoas do que o Facebook. Isso pode ocorrer devido a grande migração de usuários do Facebook para o Instagram. Assim, conclui-se que é necessário desenvolver estratégias para aumentar o número de visualizações no Facebook, promover melhor vinculação entre o Blog e outras redes e uma impulsão de publicações no Instagram. Porém, o fato do projeto não possuir bolsistas de extensão pode ter sido um fator de impacto no desempenho das atividades ligadas às redes sociais e principalmente do Blog.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão