É DA NOSSA ESCOLA QUE FALAMOS

Autores

  • Andressa Pontes Macedo Melo Cavalcante
  • Andrezza Araújo Queiroz
  • Lara Thayse de Lima Gonçalves
  • Thalia Araújo Bezerra
  • Luciana Lobo Miranda

Resumo

Este resumo tem como objetivo apresentar o projeto de extensão “É da Nossa Escola que Falamos” realizado em uma escola pública da cidade de Fortaleza/CE durante o ano de 2019 por meio de um curso o qual participaram 30 alunos do 2º ano do ensino médio. Partindo do projeto de pesquisa “Educação, modos de subjetivação e formação de jovens pesquisadores da micropolítica do cotidiano escolar” foi problematizado a relação da juventude com a escola pública. O curso contou com 9 encontros os quais articulamos as bases teórico-metodológicas da Pesquisa Intervenção (PI) com a Critical Participatory Action Research (CPAR) e a Análise Institucional de Lourau. A PI questiona, dentro da micropolítica institucional, as ordens discursivas, suas relações sociais e verdades naturalizadas; a CPAR busca a descolonização do conhecimento defendendo a pesquisa COM e não SOBRE, sendo desse modo, o sujeito/campo co-pesquisador atuante que colabora com suas experiências e reivindica seu protagonismo. Desse modo, com o curso objetivamos criar conjuntamente com a comunidade escolar uma pesquisa em que os próprios secundaristas fossem partícipes ativos construindo conjuntamente com os alunos desde o tema de pesquisa até a aplicação e análise de resultados. Ao final do curso, 7 pesquisas foram produzidas pelos jovens, sendo elas: Como quebrar os padrões sociais?, O hoje afetando o amanhã, Diferença de pensamentos, Construindo meu eu na vida escolar, A saúde mental dos jovens, Pressão pré-vestibular, O desgaste do adolescente na sua vida acadêmica. Ao final do curso, os jovens produziram uma restituição para a escola com um cunho artístico, por meio de músicas, zines, poesias e encenações. A projeto de extensão foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com o núcleo gestor da escola, assim como os alunos e com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão