EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA EM UMA COMUNIDADE PERIFÉRICA LITORÂNEA: SERVILUZ, FORTALEZA, CEARÁ

Autores

  • Sarah Maria Cavalcante Ferreira
  • Camila Guerreiro Frota
  • Luana Castelo Martins
  • Vicente Vieira Faria

Resumo

O Serviluz, oficialmente pertencente ao Bairro Cais do Porto, localizado no extremo nordeste de Fortaleza, é uma região marcada por uma forte condição de vulnerabilidade social e ambiental. O bairro possui cerca de 22.363 habitantes e uma renda mensal média de R$ 327,68, valor consideravelmente abaixo do salário mínimo vigente no país. Nesse contexto, o presente projeto, intitulado como Ciências no Cotidiano, teve como objetivo proporcionar atividades para crianças e adolescentes do Serviluz, incluindo temas voltados para a Educação Ambiental contextualizada, além de apresenta-los aos cursos de Biologia, Oceanografia, Ciências Ambientais, Geografia, e áreas afins, que são ofertados pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto ocorreu durante os meses de junho e dezembro de 2018, duas vezes por semana, na Associação de Moradores do Titanzinho, espaço gerido e mantido por moradores e colaboradores. Nas aulas teóricas, buscou-se compartilhar conteúdos de forma contextualizada com a realidade de todos, para que os mesmos pudessem ser disseminados no meio familiar e escolar, abrangendo, assim, um maior número de pessoas. Foram realizadas também aulas práticas como limpeza de praia, das ruas e da área em torno do Farol Velho (patrimônio histórico da cidade), e uma trilha guiada para o Parque do Cocó. O espaço de fala e as limitações de cada um foram respeitados durante todas as atividades, permitindo que que as trocas de saberes e experiências fizessem parte dos encontros. Ao longo dos meses, notou-se um crescente interesse pelos temas e atividades propostas, especialmente de cuidado com o lixo. Além disso, a execução do projeto permitiu que os alunos envolvidos tivessem a experiência da docência e fortalecessem a atuação da UFC na comunidade. Alguns fatores dificultaram o desenvolvimento das atividades da forma planejada, como a difícil convivência de crianças de partes diferentes do Bairro. Entretanto, o projeto foi finalizado de forma satisfatória.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão