EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM DIVERSOS CONTEXTOS: UMA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA A PARTIR DO JOGO DIDÁTICO

Autores

  • Rivanildo Barbosa da Silva
  • Raquel Crosara Maia Leite

Resumo

A formação continuada de professores é fundamental para a melhoria da qualidade da educação. Desse modo, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (GEPENCI), visando a contribuir com a formação dos professores de Ciências da rede de educação pública de Fortaleza, realizou o projeto de extensão Educação científica em diversos contextos: uma integração teórico-prática. A realização do projeto consistiu na parceria entre o GEPENCI e a SME de Fortaleza. Em 2019, foram promovidos 4 encontros de formação para os professores da rede pública. Assim, este trabalho objetiva descrever o jogo intitulado “Esse disfarce é o bicho” que foi elaborado para ser um recurso didático sobre répteis destinado ao componente curricular ciências nos anos finais do ensino fundamental. Este foi vivenciado pelos professores de Ciências durante as formações dos meses de junho e setembro que ocorreram no NUROF. O jogo é composto por 36 cartões-répteis (representando iguanas, serpentes e cágados) e dez cartões-pergunta, cada um com uma questão subjetiva. Este consiste numa competição em equipes, na qual os participantes deverão ser divididos em 4 grupos com 8 integrantes. As equipes escolherão 2 membros (“coletores”) para atuar a cada rodada na busca pelos “cartões-répteis” dispostos pelo espaço físico. Eles não poderão visualizar a distribuição dos cartões-répteis e terão o tempo de 30s para coletar o máximo possível desses cartões. Após o tempo estimado, será contabilizado o número de cartões coletados por cada equipe e a pontuação correspondente destas. A cada cartão coletado a equipe somará dez pontos e, a cada rodada, as duas equipes que coletarem mais cartões terão direito a responder uma pergunta, esta, se respondida corretamente, valerá 20 pontos. Após 4 rodadas, a equipe que obtiver maior pontuação será a vencedora. Os professores consideraram a atividade significativa, solicitando que o recurso fosse disponibilizado para que fosse utilizado na prática docente destes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão