EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: RELATO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Resumo
O projeto: ‘Educação científica em diversos contextos: uma integração teórico-prática’ foi cadastrado como Projeto de Extensão-UFC no segundo semestre de 2018, tendo como objetivo oportunizar momentos de vivência e de troca de saberes sobre a integração teórico-prática na educação científica entre os estudantes de pós-graduação em educação e em ensino de ciências e matemática e os professores de Ciências e Biologia atuantes ou em formação. Dessa forma, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI), organizou a primeira ação do Projeto de extensão, que objetivou a formação dos Professores de Ciências da Rede Municipal de Fortaleza. O foco da formação foi a educação científica em espaços não formais e a mesma ocorreu durante o ano de 2019. A metodologia empregada e os locais formativos foram bastante diversos, mas neste resumo serão apresentadas apenas duas dessas formações. O primeiro momento formativo ocorreu no Museu Seara da Ciência e os temas trabalhados foram a divulgação científica e os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular, que podiam ser ensinados com o auxílio de recursos presentes no referido museu. Os recursos utilizados na formação foram o fanzine com informações sobre a Seara da Ciência e a produção de anúncios publicitários com o objetivo de convidar os professores para utilizar a Seara da Ciência como espaço de ensino e aprendizagem científica. Outro momento formativo ocorreu no Parque do Cocó, na ocasião foram discutidos os temas Educação Ambiental e o movimento Ciência- Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) a partir de uma trilha ecológica e uma roda de conversa. Concluiu-se, a partir do relato dos professores participantes, que as duas formações contribuíram para fomentar o uso de espaços não formais e de diferentes recursos e metodologias para a educação científica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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