EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FATOR ESTIMULANTE DO AUTOCUIDADO EM CRIANÇAS

Autores

  • Ana Barbosa Rodrigues
  • Mayra Kelly da Silva Cruz
  • Rebeca Gomes de Amorim
  • Sara Germana Pereira da Silva
  • Paloma Moreira de Oliveira
  • Regina Claudia Melo Dodt

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação em saúde pode ser caracterizada como uma prática popular que valoriza o conhecimento prévio da população e não somente o saber científico¹. Nesse contexto, o Núcleo Acadêmico de Enfermagem Clínica (NAEC) realiza extensões de educação em saúde com crianças e adolescentes em vista de realizar orientações em saúde e estimular o autocuidado. OBJETIVO: Descrever a experiência de extensionistas do NAEC em ação de educação em saúde com crianças em uma instituição de acolhimento. METODOLOGIA: Trata-se da descrição da experiência de uma atividade de extensão realizada no mês de novembro de 2019 por membros do NAEC desenvolvidas em uma instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Fortaleza, Ceará. Os extensionistas previamente organizaram o material da ação “conhecendo meu corpo” com a confecção do desenho de um corpo no tamanho de uma criança, imagens de alguns órgãos e envelopes numerados com características deles. Os envelopes foram colocados sobre o corpo e ao escolher um, a criança era estimulada a associar as dicas ao órgão correspondente. Após isso, as extensionistas realizaram um breve bate-papo acerca dos cuidados com o corpo, citando atividades em que esse órgão estava envolvido. RESULTADOS: As crianças interagiram bastante sobre os cuidados com o órgão e sua anatomia. Ao realizar as orientações em saúde, relacionando ao órgão em questão, as extensionistas perceberam das crianças um envolvimento ainda maior e uma associação cada vez mais rápida por estarem descobrindo mais sobre o próprio corpo e por poderem também contribuir com situações cotidianas e com aquilo que aprenderam em casa e na escola. CONCLUSÃO: A educação em saúde com crianças realizada com metodologia prática possui um imenso poder de transformação, visto que as crianças conseguem associar melhor as informações e as situações vividas no dia a dia, resultando em sutis, porém grandes promoções de uma vida saudável e ações de autocuidado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão