EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO PROJETO PREVENÇÃO EM PRÓTESES REMOVÍVEIS (PPPR) NO LAR 3 IRMÃS

Autores

  • Maisa Queiroz Monteiro da Silva
  • Isaque Matos de Almeida
  • Vanessa Mayara dos Santos Silva
  • Giovanna Bazan Rios do Rego Barros
  • Ana Cristina de Mello Fiallos

Resumo

Introdução:O PPPR é vinculado a FFOE/UFC e atua, principalmente, com pesquisas e ações de promoção e educação em saúde servindo de ponte entre a universidade e a comunidade a qual ela está inserida. Neste sentido, busca-se por meio da transmissão de saberes exercer um papel transformista no campo da saúde. Visando ampliar nossas ações, em 2019 fizemos uma visita ao Lar Três Irmãs e realizamos atividades de educação e assistência em saúde bucal, tanto para as idosas abrigadas quanto para suas cuidadoras. Objetivo: Expor a experiência do trabalho extensionista da UFC (PPPR) e seu impacto social nos lares assistidos. Metodologia: Ocorreram de três momentos de interação entre as idosas e os participantes do projeto. Primeiramente, os integrantes do projeto fizeram uma visita guiada em cada quarto do lar, conhecendo e conversando com todas as idosas, incluindo as que se encontravam acamadas. Em seguida foi desenvolvida uma uma Oficina de instruções de higiene e cuidados com as próteses removíveis, utilizando de pôster explicativo e macro-modelos bucais. Por último, os integrantes do PPPR realizaram uma roda de conversa sobre instruções de higiene, cuidados com as próteses, auto-exame de boca, e dúvidas em geral sobre saúde buscando sempre uma metodologia dialógica. Finalizamos com distribuição de caixinha porta-prótese e escova de limpeza. Resultados: Os conhecimentos transmitidos dos participantes do Projeto de Extensão para as idosas do lar foi de suma importância para manutenção e prevenção de sua saúde bucal, a qual afeta diretamente a sua saúde geral. Conclusão:A ação do Projeto de Prevenção em Prótese Removivel foi de extrema importância para as idosas assistidas, tendo por meio da Educação Popular permitindo que a Universidade cumprisse seu papel de agente transformador da realidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão