EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA OS IDOSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA EM FORTALEZA
Resumo
Os idosos institucionalizados se caracterizam por serem pessoas carentes, portadoras de doenças crônicas e usuários de vários medicamentos. Mais do que pacientes, estes devem ser vistos como seres humanos e tratados de forma humanizada. O objetivo deste trabalho foi descrever a experiência dos alunos do curso de Farmácia na realização de ações de promoção da saúde com idosos em uma Instituição de Longa Permanência (ILP). Trata-se de um projeto de extensão, financiado pela UFC, realizado na Unidade de Abrigo de Idosos em Fortaleza. Este projeto foi responsável pela organização dos prontuários e realização da virtualização destes para se conseguir avaliar os exames laboratoriais e verificar as interferências dos medicamentos nos idosos, além de desenvolver fichas informativas para auxiliar os profissionais de enfermagem na administração de medicamentos. Ademais, ocorreu aferição da pressão arterial, avaliação da estrutura física da instituição com a intenção de prevenir acidentes e elaboração de estratégias educativas para promover o controle das doenças e melhor uso do medicamento pelos senis. Foram realizadas orientações por meio de rodas de conversa e oficinas acerca de suas doenças, medicações e da importância da adesão ao tratamento e foi estimulada a prática de caminhadas e brincadeiras com jogos. Os resultados mostraram que muitos idosos aderiram ao tratamento medicamentoso, apresentaram-se com a pressão arterial mais controlada, estavam menos obesos e mais autônomos e a gravidade da doença tinha diminuído. Diante do exposto, conclui-se que os projetos de extensão são essenciais nas ILPs, pois com um bom programa educativo os idosos tornaram-se mais saudáveis, independentes e comunicativos. Se por um lado houve melhoria do bem-estar do idoso, por outro lado, os acadêmicos de Farmácia desenvolveram conhecimento na área do envelhecimento, traduzindo-se em crescimento pessoal e profissional.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.