EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL NAS ESCOLAS: DA ESCUTA QUALIFICADA À PREVENÇÃO
Resumo
Introdução: A Liga de Saúde da Família é um projeto vinculado ao Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC, e realiza atividades de extensão no território do bairro Porangabuçu. Em 2019, o Programa Saúde na Escola, demandou atividade de Educação em Saúde Sexual para pré-adolescentes em uma escola. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de diversas áreas da Saúde (medicina, psicologia, farmácia, enfermagem) ao trabalhar Educação Sexual para adolescentes entre 13 e 15 anos de uma escola de ensino público. Metodologia: Na lógica da pedagogia da autonomia, as atividades se dividiram em dois momentos diferentes, no primeiro e segundo semestre, no qual o primeiro foi um exercício de escuta qualificada sobre as demandas espontâneas. Foi feita uma sessão interativa a partir das perguntas redigidas na hora, e a posteri registradas as principais dúvidas. No segundo momento, a turma de cerca de 40 adolescentes foi dividida por gêneros, para que cada grupo se sentisse a vontade para tirar dúvidas. Houve uma exposição teórica sobre anatomia e fisiologia dos corpos, pois muitas duvidas anteriores estavam vinculados ao tema. Métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis foram abordados em uma roda de conversa. Em seguida, apresentamos 3 situações-problemas fictícias, com finalidade de gerar reflexão nos jovens sobre abuso sexual, assédio e consentimento. Conclusão: Dúvidas sobre menstruação, puberdade, primeira relação sexual, possibilidade de falhas de métodos contraceptivos, uso de pílula seguinte, primeira visita ao ginecologista, orientação sexual foram os principais temas. A abordagem dialógica promoveu maior interação entre extensionsitas e alunos, facilitando o debate horizontal de temas mais sensíveis, como sexualidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.