EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O transplante é uma modalidade terapêutica que ainda encontra entraves no mundo atual. A entrevista familiar e a captação dos órgãos são assuntos pouco discutidos no dia a dia, o que dificulta a doação de órgãos e tecidos. Diante disso, faz-se necessária a conscientização da população por meio de ações educativas que possam incitar o diálogo sobre o tema, resultando na aceitação e aumento do número de doações. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicas de Enfermagem em uma atividade de educação em saúde durante o Setembro Verde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde, direcionada para acadêmicos de enfermagem, realizada no dia 26 de Setembro de 2019. A ação foi conduzida por sete membros da Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante (LAET), durou 1 hora e 30 minutos e contou com 40 participantes, acadêmicos de enfermagem. Inicialmente, buscou-se identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e, a partir disso, abordou-se a temática através jogos de perguntas, com uso de dado e placas de Mito e Verdade. Ao final, fez-se menção ao mês de grande destaque para Doação e Transplante, ressaltando a importância do empoderamento dos profissionais sobre o assunto. Resultados: Durante a atividade foi possível observar que os alunos têm um conhecimento escasso sobre a temática, adquirindo-o apenas no ensino superior e, muitas vezes, fora de sala de aula. O momento instigou os ouvintes a expressarem opiniões e sanarem dúvidas, possibilitando a criação de um diálogo entre acadêmicos e ligantes. Conclusão: Percebe-se a importância de abordar o assunto doação e transplante, já que é um tema pouco discutido na graduação e há dúvidas que impedem pessoas de reconhecer o transplante como um tratamento eficaz que salva vidas. Além disso, abordar o tema de forma lúdica cativou a atenção de todos e pôde-se perceber que os participantes compreenderam as informações.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.