EDUCAÇÃO EM SERVIÇO EM UM HOSPITAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE

Autores

  • Francisca Samara Silveira Barreto
  • Ruan Costa Gonçalves
  • Ana Kelle Borges de Ávila
  • Gabrielle Karen Almeida Rocha
  • Albert Torres da Rocha
  • Rogerio Pinto Giesta

Resumo

Introdução: As diretrizes da American Heart Association (AHA) 2015, recomendam que as instituições de saúde facilitem o acesso dos trabalhadores a programas de capacitação acerca da Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Objetivo: Relatar uma ação de extensão para educação em serviço em um hospital de média complexidade na cidade de Fortaleza-CE. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência sobre uma ação promovida pelo Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar (NUEMPH) no Hospital Frotinha da Parangaba. A ação ocorreu nos dias 17 e 19 de agosto de 2019, com uma população total de 34 participantes, em caráter de educação em serviço para treinamento do protocolo de RCP da equipe de enfermagem. Em ambos os dias a atividade iniciou-se com uma breve introdução sobre a fisiopatologia da Parada Cardiorrespiratória (PCR) e o protocolo de RCP segundo as diretrizes da AHA, seguido de um treinamento prático, onde utilizou-se um boneco para simulação com dispositivo de feedback, que possibilita ao aluno observar a eficácia de suas manobras (expressa de 0 a 100%) e fazer as devidas correções em tempo real. Parcerias: Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira (HDMJBO)/Frotinha da Parangaba. Resultados: Após o treinamento prático foi proposto uma competição entre os participantes, onde seriam premiados os 3 que obtivessem melhor desempenho, utilizando o dispositivo de feedback. Nesse momento todos os participantes obtiveram um resultado acima de 90%, determinando assim uma RCP de alta qualidade, um ponto importante da cadeia de sobrevivência do paciente vítima de PCR. Conclusão: A atividade forneceu aos profissionais a oportunidade de atualização sobre as técnicas baseadas na literatura mais atual, garantindo um atendimento de qualidade a população e aos estudantes de graduação/instrutores o azo de conhecer a realidade dos serviços de saúde, tal conhecimento importante para a futuro profissionais e adequação dos próximos treinamentos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão