EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Autores

  • Thaianna Rocha de Araujo
  • Antonio Giuvan de Andrade Rocha Júnior
  • Eduardo Rodrigues Linhares

Resumo

No cenário atual percebe-se que os indivíduos têm buscado mais informações gerais pelos diferentes meios digitais, entretanto não há um tratamento destas, causando muitas vezes desinformação generalizada. Essa pesquisa teve por objetivo avaliar primeiramente, o entendimento dos estudantes do curso de ciências contábeis quanto ao escopo do sistema de tributos brasileiro. Em seguida buscou-se investigar a percepção destes na conjuntura política e socioeconômica sobre as destinações dos impostos nas áreas sociais, como: saúde, educação e segurança. O objeto estudado no presente artigo é a educação fiscal como exercício de cidadania. Teve-se como objetivo principal a análise do conhecimento individual dos estudantes da FEAAC -UFC sobre os tributos nos âmbitos Federais, Estaduais e Municipais como forma de entender a visão que os sujeitos têm acerca do que se propõe na arrecadação, na destinação e na efetividade destes e suas destinações na vida dos cidadãos. Na metodologia desenvolvida para analisar a amostra utilizou-se uma abordagem descritiva e quantitativa tendo como suporte o uso de questionários, buscando conhecer o pensamento e o comportamento dos estudantes em relação às políticas fiscais e tributárias praticadas no Brasil. Os resultados apresentados evidenciam que os alunos desconhecem o que seria a educação fiscal no seu sentido amplo, contudo possuem certo conhecimento sobre impostos e em alguns casos sobre suas destinações.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão