EDUCAÇÃO PERMANENTE EM DIABETES, SÍNDROME METABÓLICA E DISLIPIDEMIA PARA APERFEIÇOAMENTO DE PROFISSIONAIS E ALUNOS DA GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
Resumo
Introdução: Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, a educação permanente é entendida como aprendizagem no trabalho, quando o aprender se incorpora ao cotidiano das organizações. Dentro dessa visão, todas as sextas-feiras, acontecem sessões clínicas no auditório da Unidade de Pesquisas Clinicas, do Hospital Universitário Walter Cantídio, às 7:15 da manhã, e no período da tarde, às 13 horas, no qual tem por objetivo a investigação de aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, clínico-laboratoriais, diagnósticos sobre distúrbios endócrinos, metabólicos e nutricionais apresentados por residentes da RESMULTI, RESMED e com tutoria dos preceptores da endocrinologia e da RESMED em diabetes. Objetivo: Avaliar a importância da educação permanente e sua correlação com as sessões clínicas do ambulatório de Diabetes, Dislipidemia e Síndrome Metabólica do HUWC (Sexta Metabólica). Metodologia: Estudo transversal de março à novembro de 2019 sobre as sessões clínicas da Sexta Metabólica. Resultado: Durante esse período de acompanhamento, tivemos 43 sessões clínicas, até o dia 29 de novembro de 2019. Em média, cada sessão clínica contava com 25 à 45 pessoas, divididos entre residentes da RESMULTI, RESMED, profissionais do serviço e discentes associados à projetos de extensão e pesquisa em endocrinologia. Com relação aos temas, 13 sessões foram sobre atualizações, novas diretrizes, e implementação de tecnologias no tratamento do paciente diabético. 8 sessões foram sobre revisões de literatura e casos clínicos, mesclando a prática vivenciada com o paciente e juntamente a capacitação teórica. 7 sessões abordaram temas de abordagem nutricional em distúrbios metabólicos. Em 15 sessões foram abordados temas gerais na área de obesidade e atualização terapêutica. Conclusão: A educação permanente por meio de sessões clínicas se mostrou uma ferramenta importante para a melhoria e troca das experiências entre discentes e profissionais propiciando a melhoria do atendimento para o paciente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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