EDUCAÇÃO SEXUAL: EXTENSÃO COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA VIVÊNCIA ACADÊMICA

Autores

  • Mariana Queiroz de Souza
  • Barbara Bezerra Lopes
  • Letícia Queiroz Medeiros
  • Karla Samilly Lima Alves
  • Amanda Madureira Silva
  • Raquel Autran Coelho Peixoto

Resumo

Introdução:A adolescência é um período de múltiplas transformações geradoras de inquietação e dúvidas, tanto para aqueles que a vivenciam quanto para a comunidade na qual está inserido. Objetivo:Avaliar o impacto da extensão LEGO nas escolas na formação universitária. Metodologia: Foram colhidos relatos de 6 estudantes de medicina e membros da Liga de Ginecologia e Obstetrícia, entre 20 e 23 anos, com base nas extensões, utilizando a abordagem qualitativa para análise dos dados. Resultados:EM1, 22 anos, relata: “Estar à frente de um grupo de alunos repletos de dúvidas e subjugados por tabus sociais é realmente um desafio e fez com que eu me sentisse em uma posição importante diante de um contexto de índices alarmantes que finda em causar estigmatização social”; EM2, 21 anos também afirmou que “o LEGO nas escolas me fez consciente sobre educar jovens para que se conheçam e se cuidem, a fim de terem sempre vidas saudáveis e com suas fases vividas da melhor forma. A extensão muda a forma como vemos e pensamos saúde”. Quanto ao crescimento advindo da extensão e a influência na vida profissional, EM3, de 20 anos, cita que “enquanto estudante de medicina, detenho informações que são valiosas e até mesmo, decisivas, para a vida do próximo e da minha comunidade, e a extensão constrói essa ponte para a conversa, a troca, a observação e o retorno”. “É uma forma de contato com uma realidade muitas vezes desconhecida, de tabus, medos e dúvidas e nos permite entender quais as necessidades da população pré-adolescente, adolescente e jovem, além de nos dar a oportunidade de crescer pessoalmente e como futuros profissionais da saúde” relatou EM4, 22 anos. Conclusão:A narrativa acerca da vivência em promoção em saúde corrobora para a compreensão de que atuar com adolescentes é desafiador, mas importante para todos os envolvidos. Além disso, foi notório a percepção de ganho na forma de pensar educação em saúde enquanto alunos universitários e no crescimento individual e profissional

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão