ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: ENSINO DE E/LE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Maria Adna da Cruz Silva
  • Ana Beatriz de Vasconcelos
  • Ana Carolina dos Santos Souza
  • Beatriz Furtado Alencar Lima

Resumo

O presente trabalho busca, por meio da experiência do curso Espanhol Acessível, discorrer sobre o processo de elaboração de um material didático para pessoas com deficiência visual. O curso Espanhol Acessível nasceu do projeto de extensão “Pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos”. A ação visa promover a preparação teórica e prática de professores/as em formação junto a alunos/as com deficiência. O objetivo deste trabalho é versar sobre o planejamento de aulas multimodais e a produção de materiais didáticos que contemplem para além do público vidente, bem como relatar sobre a experiência do curso Espanhol Acessível. Esta investigação tem como base teórico-metodológica MEDRADO (2014; 2017) e seu mapeamento sobre as atuais pesquisas no campo de ensino de língua estrangeira (LE) a pessoas com deficiência. Agradecemos o apoio e financiamento disponibilizado pela UFC para a realização da pesquisa (Pró-Reitoria de Extensão - PREX) e ao outorgamento das bolsas; à Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui por todo o apoio durante o processo de construção do material adaptado para nossos alunos, à ACEC e à E.E.M Adauto Bezerra pela a disponibilização do espaço físico e ao Projeto de Pesquisa DESLICE – Desenvolvimento de Softwares para o ensino de Línguas para cegos do Estado do Ceará. Como resultados destacamos a melhoria da prática docente e o engajamento no desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis ao público com deficiência visual (DV). Em virtude dos fatos mencionados, o Espanhol Acessível vem contribuindo de forma significativa no campo de ensino de E/LE para deficientes visuais, assim como tem desempenhado um importante papel na formação humana e profissional dos bolsistas contemplados com a oportunidade de participação do projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão