ENSINO COLETIVO E HETEROGÊNEO DE METAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA EMEIF JOSÉ ALCIDES PINTO

Autores

  • JoÃo Carlos Barbosa da Silva
  • José Afonso Teixeira Filho
  • Leandro Libardi Serafim

Resumo

Ensino coletivo e heterogêneo de metais: uma experiência em atividades de extensão na EMEIF José Alcides Pinto O trabalho aqui proposto configura-se como um relato de experiência sobre o ensino coletivo e heterogêneo de instrumentos de sopro da família dos metais (trompete, trompa de marcha, trombone de marcha, eufônio e tuba), realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Alcides Pinto, no decorrer de 2019, através de parceria entre universidade e escola, viabilizada a partir do projeto de extensão Oficina de Instrumentos de Sopro – Metais, vinculado a Pró-reitoria de Extensão da UFC. As oficinas aconteciam 3 vezes por semana, em terças quintas e sextas, das 08:00 às 12:00 e no decorrer do ano foram atendidos um total de 30 alunos, com idade entre 10 e 15 anos. O ensino-aprendizagem dos instrumentos musicais de metais foi realizado a partir de metodologias próprias do Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM), a partir do uso de dois materiais didáticos principais, o Método para Metais – Nível 1 (SERAFIM, 2016) e o método Tocar Junto: Ensino Coletivo de Banda Marcial (ALVES, 2014). Enquanto o primeiro método foi utilizado como base para o ensino-aprendizagem, o segundo foi utilizado essencialmente para a prática de repertório. O relatório de experiência adotou como estratégia principal a análise dos relatórios feitos pelo bolsista no decorrer do ano, buscando assim, colaborar com a ampliação de trabalhos acadêmicos que possam evidenciar os processos de ensino e aprendizagem destes instrumentos em contexto escolar, numa interação direta com a universidade. Palavra-chave: Educação Musical; ECIM; Instrumentos de Sopro; Metais Autor: João Carlos Barbosa da Silva n. matrícula 408673 Coautor José Afonso Teixeira Filho n. matrícula 418966 Orientador Leandro Libardi Serafim.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão