ENSINO DA ANATOMIA PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PRÁTICAS DE BOMBEIROS
Resumo
Os profissionais Bombeiros necessitam de sólido conhecimento anatômico para melhor execução de técnicas de salvamento, fundamentando suas ações no amplo entendimento do corpo humano. Tal conhecimento alia-se a maior habilidade prática, o que diminui a mortalidade e o desenvolvimento de sequelas em vítimas de diversos acidentes. Objetivou-se quantificar a aprendizagem dos alunos do 3º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros, realizado pela Liga de Anatomia e Cirurgia (LAC). A turma composta por 16 alunos teve 40 horas-aulas teórico-práticas de anatomia. Ao final, aplicou-se uma prova prática de anatomia com 20 questões e foram aprovados os que obtiveram nota igual ou maior a 7. Os alunos responderam um questionário avaliativo, dos quais 15 tiveram respostas válidas. Os dados foram analisados em três eixos: disciplina, autoavaliação dos alunos e professores. As perguntas dos dois primeiros eixos foram avaliadas de 0 a 10, e as do último com respostas “sim” ou “não”. Sobre a disciplina, a satisfação com o conteúdo ministrado foi de 97%; com a metodologia das aulas, 96%; com a eficácia do método avaliativo, 97%. Na autoavaliação dos alunos, 35,7% declararam apresentar dificuldades durante o curso, sendo a principal queixa a má visualização das estruturas anatômicas devido ao estado de conservação dos cadáveres. Na avaliação sobre os monitores, a relação professor-aluno foi motivadora em 99% das respostas. O domínio do conteúdo foi satisfatório em 95% dos alunos; a clareza das explicações, em 97%; o incentivo à autonomia dos alunos, em 99%; e a utilização adequada do tempo de aula, em 99%. Todos os alunos constataram ter as expectativas da disciplina atendidas. Comprovou-se a contribuição desse processo formativo no desenvolvimento de habilidades fundamentais para a prática dos bombeiros, aprimorando o serviço prestado à sociedade cearense.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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