ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS EM UMA ESCOLA INDÍGENA DO CEARÁ

Autores

  • Paula Ingrid Lopes Nascimento
  • Rafael Mota Ferreira
  • Nayra Marques Pinheiro
  • Marina Mara Sousa de Oliveira
  • Vitória Azevedo Albuquerque
  • Heladio Feitosa de Castro Filho

Resumo

Introdução O conhecimento dos primeiros socorros, ainda é muito deficiente no que tange à população leiga, quando se fala de um âmbito particular da sociedade que é a população indígena esse conhecimento é ainda menos difundido. Entretanto essa realidade vem sendo modificada. Neste âmbito, a Liga de Trauma- CE , realizou um minicurso com temas como Reanimação Cardiopulmonar (RCP) Imobilização de Membros (IM) e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estanho (OVACE) na escola indígena Ita Ara em Pacatuba- CE Objetivo Avaliar o conhecimento de alunos de uma escola indígena do Ceará acerca de primeiros socorros Metodologia Os alunos, antes do minicurso passaram por uma avaliação que continha quatro questões pré-teste (PrT) para avaliar seus conhecimentos prévios sobre o assunto antes do início das aulas, e ao final do curso foram submetidos as mesmas questões do inicio do treinamento pós teste (PsT). Além disso, foram aplicadas questões de verdadeiro (V) ou falso (F) a fim de mensurar se o conhecimento foi realmente adquirido. Resultados Após a análise dos PrT, evidenciou-se que menos de 1% dos estudantes havia tido contato com algum curso de primeiros socorros anteriormente. Nenhum aluno da turma referiu ter conhecimento sobre RCP, apesar disso, 21% informou saber como imobilizar membros em caso de fratura. As porcentagens mais elevadas foram as de conhecimento sobre engasgo, uma vez que 47 % referiu ter conhecimento sobre o tema. No PsT foi observado um crescimento exponencial dos alunos no que tange ao aprendizado de primeiros socorros de modo que apenas menos de 1% do grupo referiu não saber como proceder em uma situação de parada cardiorrespiratória, bem como em caso de IM. Conclusão Diante dos resultados expostos, torna-se claro que minicurso o teve notável importância para a disseminação do conhecimento acerca de primeiros socorros dos alunos participantes, uma vez que elevou a taxa de afirmação do conhecimento, e o número de acertos nas questões de fixação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão