ENSINO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS

Autores

  • Luiz Jefferson Teixeira de Amorim
  • Erika Teodósio do Nascimento
  • Patricia Araujo Vieira

Resumo

Este resumo pretende apresentar as atividades desenvolvidas e ressaltar a importância da formação continuada no processo de ensino do português para alunos surdos bilíngues. O principal objetivo do projeto de Extensão “Ensino do Português como segunda língua para alunos surdos: por uma abordagem bilíngue de ensino” é a formação continuada de professores de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para alunos surdos sob a orientação e coordenação da Profa. Dra. Patrícia Araújo Vieira. O plano de ação começou com encontros frequentes com as professoras de português em escolas que são especializadas e/ou tem alunos surdos. As reuniões servem como um espaço de capacitação e reflexão das metodologias e práticas no ensino do Português para alunos surdos. Junto a essas professoras também estamos realizando pesquisas em suas salas de aula, utilizando a metodologia de pesquisa-ação (Pinheiro, 2007), procurando resolver possíveis problemas que possam melhorar a forma de ensino para os alunos surdos. Em suma, o projeto incentivou uma reflexão da formação do professor na perspectiva bilíngue a estudantes surdos. Dialogamos com professores sobre os desafios encontrados e por meio dos estudos teóricos tentamos desconstruir algumas barreiras para que houvesse uma educação mais acessível. Por fim, o projeto de extensão ainda me possibilitou uma experiência de pesquisador ainda na graduação, além da possibilidade da aprendizagem compartilhada durante as reuniões e durante as horas de pesquisas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão