ENSINO PARA A SUSTENTABILIDADE: UM INTERVENÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL PADRE JOSEFINO CABRAL

Autores

  • Taina Alana Olimpio Lopes
  • Dominique Lima de Morais
  • Lígia Soares Rodrigues
  • Edson Vicente da Silva

Resumo

Um dos mais preocupantes problemas que a sociedade enfrenta é a degradação ambiental, com isso a importância de se formar cidadãos capacitados e conscientes torna-se evidente. O objetivo deste trabalho foi trazer as vertentes da Educação Ambiental para a formação básica dos alunos tentando relacionar com o que eles já estudam. Assim, é necessário e interessante muitas vezes uma intervenção ambiental de maneira formal e não formal. Este estudo em específico retrata o ensino formal para a Sustentabilidade na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Padre Josefino Cabral que fica localizada no Bairro de Antônio Bezerra-Fortaleza. O público alvo foi o fundamental I com a turma do segundo ano com a faixa etária de idade entre 7 à 10 anos. A metodologia utilizada foi a experimental, sendo realizada 4 intervenções durante o período de 4 meses com algumas temáticas abordadas, levando algumas atividades lúdicas. Nas quatro intervenções foram utilizados algumas ferramentas auxiliares como data show, slides e vídeos, empregando no fim de cada intervenção como forma avaliativa a aplicação de atividades para saber o quanto eles aprenderam. Com isto, os resultados obtidos a partir das intervenções foram bastante positivas, como resultado de uma oficina de reciclagem utilizando material reciclável foi construído portas-retratos juntamente com os alunos feitas a partir de caixas de leite, tecido, cola e tesoura. Acerca da intervenção sobre Resíduos Sólidos foi contabilizado uma porcentagem de 76,83% de acertos na atividade proposta, mostrando um percentual positivo em relação ao conhecimento adquirido na prática. Por fim, foi possível a capacitação e conscientização para uma pensamento ecológico crítico no público-alvo trabalhado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão