ESCOLA CAMPONESA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: UM DIÁLOGO COM O PROJETO NÓS PROPOMOS.
Resumo
O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido no período de abril a outubro de 2019, na Escola Estadual do Campo Francisca Pinto dos Santos em Ocara-CE, tendo como objetivo conhecer a geografia presente na escola camponesa e dinamizar o protagonismo da juventude a partir da leitura do Projeto Nós Propomos, Bazolli (2017). A metodologia adotada constou de visitas de campo, leitura de artigos científicos, planejamento do estudo, identificação de problemas nas comunidades, construção de registros, meios virtuais de comunicação e propostas de solução para os problemas encontrados pelos discentes em suas comunidades de origem. Como resultado deste trabalho os estudantes apresentaram os seguintes problemas identificados em algumas comunidades do município de Ocara-Ce, aos quais foram: 1- desmatamento de um serrote na comunidade Placa José do Pereira. 2- ausência do serviço de coleta de lixo nas comunidades de Curralinho, Furnas e Córrego do Facó. 3- Falta de água na comunidade de Croatá. Os educandos encaminharam como proposta de solução ao problema do desmatamento no serrote a construção de uma petição no intuito de acionar o poder público para a proteção do mesmo como um patrimônio natural da comunidade. Em relação o problema de ausência do serviço de coleta de lixo os estudantes propuseram como solução a reciclagem através da reutilização dos resíduos sólidos em diálogo com instâncias governamentais e não governamentais. No que tange ao problema de falta de água a juventude camponesa propôs o saneamento básico na comunidade, projetos de irrigação adequados à realidade do semiárido nordestino, proteção de mananciais e uso consciente dos recursos hídricos. De posse desta leitura diagnosticada e classificada pretendemos ainda produzir um componente inédito, didático e inovador para ser articulado com a sociedade civil organizada.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
Licença
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