ESPANHOL PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ruth Alves Coelho
  • Andressa Barbosa de Almeida
  • Katia Cilene David da Silva

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar a vivência experimentada durante a execução do projeto Espanhol para crianças da educação infantil, ação subsidiada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação da professora Kátia Cilene David da Silva. A vigência do projeto foi iniciada no mês de abril de 2019, período destinado à preparação da programação didática. O principal objetivo é possibilitar aos alunos participantes os conhecimentos iniciais e básicos do idioma espanhol. Como objetivos específicos, temos: introduzir aspectos linguísticos e culturais da língua espanhola de forma lúdica e baseada em um enfoque comunicativo preferentemente oral; desenvolver aspectos suprassegmentais e segmentais no âmbito da percepção e produção da língua espanhola; introduzir vocabulário básico; desenvolver a competência comunicativa. Na fase inicial, foram realizadas leituras e pesquisas sobre a forma como as atividades deveriam ser abordadas devido à especificidade do público alvo da ação: crianças do Infantil Três ao Primeiro Ano do Fundamental I. Elaboramos 8 pequenos projetos, os dividimos pela quantidade de horas/aula, tendo como período de execução maio a dezembro. Esta experiência representou uma grata oportunidade de poder observar nas práticas de sala de aula o que tanto discutimos no espaço reservado da academia sobre os processos de aprendizagem de uma LE.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão