ESTRATÉGIA DE ENSINO DO BASQUETEBOL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Mateus Chaves Lessa de Castro
  • Ricardo Hugo Gonzalez

Resumo

Introdução: O ensino do basquetebol a partir do método compreensivo requer menos tempo para que os jogadores obtenham um mínimo de experiência prática (IBAÑEZ, JIMÉNEZ E ANTÚNEZ, 2015), no entanto ele não age sozinho, faz-se necessário que esta metodologia seja aplicada dentro de uma boa organização e planejamento das aulas. Portanto o presente trabalho pode servir como uma diretriz para organização de uma estratégia de ensino desta modalidade. Objetivo: Descrever a estratégia de ensino, baseada na metodologia compreensiva de treino, aplicada nas aulas de basquetebol para crianças e adolescentes do projeto Esporte Educacional. Métodos: Foi utilizado para coleta de dados a observação direta e os registros das aulas de basquetebol do projeto. Os registros foram feitos a partir de planos de aula com descrição dos objetivos de cada aula [ênfase em ataque, em defesa, ênfase igual para os dois fundamentos e em Domínio Corporal (DC) e Manuseio de Bola (MB)] Resultados: Os resultados são apresentados em valores absolutos e percentuais. Foram registradas 37 aulas de basquete, do período de Agosto de 2018 à Maio de 2019. No 1º semestre houveram 25 aulas (n=69,5%) das quais 12 tiveram ênfase em ataque (n=48%), 7 ênfase em defesa (n=28%), 3 com ênfase para os dois fundamentos (n=12%) e 3 com ênfase no domínio corporal e manuseio de bola (n=12%). No 2º semestre ocorreram 12 aulas (n=30,5%) das quais 4 tiveram ênfase em ataque (33,5%), 4 ênfase em defesa (33,5%), 1 com ênfase iguais nos dois fundamentos (8%) e 3 em domínio corporal e manuseio de bola (25%). Conclusão: Observou-se que no primeiro semestre foi necessário ter uma ênfase maior nas aulas voltadas para os fundamentos ofensivos do jogo (drible, passe, arremesso etc.) e que no segundo semestre, por uma maior familiarização dos alunos com estas técnicas, foi possível haver um maior equilíbrio entre o ensino do ataque e da defesa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão