ESTUDO SOBRE A DOCÊNCIA: COMPREENSÃO PRÉVIA DE LICENCIANDOS SOBRE A PROFISSÃO

Autores

  • Francisco Danrley Nascimento Alves
  • Danielle Gonzaga da Silva
  • Juliana Paulino Azevedo
  • Alessandra de Melo Ferreira
  • Luciana de Lima

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar as compreensões prévias de estudantes alunos da disciplina Tecnodocência sobre a profissão docente. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, quantitativa e exploratória. A pesquisa foi subdividida em planejamento, coleta e análise de dados. No planejamento foram preparados os instrumentos e equipamentos necessários para utilização nas etapas subsequentes. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiaberto de questão única, no ano de 2018. A análise foi realizada a partir da análise de conteúdo, com base nas definições de docência apresentadas pelos discentes e enfocando as manifestações do construcionismo ou do instrucionismo nestas definições. O andamento do estudo permitiu identificar que a tendência predominante dos licenciandos, em suas formas de ver a atividade docente, tem relação com uma concepção de docência como atividade instrumental e predominantemente transmissora de conhecimentos. Os resultados permitiram apontar a necessidade de discussões sobre a natureza da profissão docente nas licenciaturas, ou quaisquer áreas que busquem relacionar-se com a atividade educativa, de modo a permitir o conhecimento de diversas possibilidades de realizar tal atividade e de vivenciá-las com bases epistemológicas fundamentadas. Os resultados serão apresentados para os coordenadores da disciplina a fim de se encontrar novas formas metodológicas de trabalho docente. Pretende-se dar continuidade à pesquisa com aplicação do questionário em outras turmas da mesma disciplina em semestres subsequentes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão