EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DAS AÇÕES DO PROJETO IMUNO ENSINA UFC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Beatriz Albuquerque de Lima
  • João Victor da Silva Bezerra
  • Francisco David Araújo da Silva
  • Letícia Maria Chaves Brígido
  • Aryane de Azevedo Pinheiro
  • Edson Holanda Teixeira

Resumo

O Imuno Ensina UFC é um projeto desenvolvido por discentes da graduação e pós-graduação de diferentes áreas da saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de outras instituições de ensino superior de Fortaleza. O projeto é voltado para escolas de ensino profissionalizante de Fortaleza, no entanto, ao aliar necessidade de levar o conhecimento adiante e compromisso com seu caráter extensionista, as atividades foram estendidas além dos limites da capital, promovendo uma ação na Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, localizada no município de Itapipoca, interior cearense. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de ensino-aprendizagem vivenciada na E.E.E.P. Rita Aguiar Barbosa. A ação ocorreu no dia 01 de agosto de 2019, com as turmas de Administração, Comércio, Enfermagem e Redes de Computadores, todas as turmas compostas por alunos de terceiro ano do ensino médio, atingindo um total de 144 alunos. Os temas abordados foram referentes à introdução à Imunologia, vacinas e alergias, foram utilizadas na atividade projeção de conteúdo interativos, vídeos e imagens microscópicas que ilustraram e deram forma ao conteúdo aplicado. Ao final da ação foi aplicado um questionário para avaliar o nível de satisfação dos estudantes com as atividades realizadas. Dos 144 alunos que participaram, 73% elegeram como excelente e 20% como bom os temas discutidos, 54% avaliaram como excelente a metodologia utilizada pelo projeto, 50% consideraram excelente a capacidade do projeto em levar informações novas e 99% afirmaram que indicaria o projeto para outras escolas. A experiência vivenciada no interior do Ceará foi totalmente inovadora e instigante para a equipe do projeto, a dinâmica de ação totalmente nova, proporcionou a interação com alunos que sonham em ingressar na universidade. No geral, a experiência foi bem-sucedida ao promover a educação e a construção do saber dos adolescentes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão