FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA AS ESCOLAS DO/NO CAMPO DO CEARÁ

Autores

  • Anne Catherine Ferreira dos Santos
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

O Projeto de extensão intitulado “Formação docente e práticas pedagógicas para as escolas do/no campo do Ceará". No âmbito das políticas educacionais, é necessário destacarmos a importância da formação continuada para os professores das escolas que se insere em determinados contextos. É necessário pensarmos que para além disto o projeto desenvolve um papel fundamental ao contribuir com a formação e participação social e política dos estudantes de Geografia-UFC por meio da aproximação com a história de luta dos povos das comunidades quilombolas e do/no campo e, em especial a luta por educação. Além de fornecer instrumentos teóricos e metodológicos que pudessem atender as demandas do projeto político pedagógico (PPP) das escolas contextualizadas. Como metodologia, o momento da bolsa é dividido em dois, o primeiro que fazemos o reconhecimento do local ao qual iremos trabalhar, escolas do campo, escolas quilombolas ou outra modalidade e nesse período fizemos levantamentos, produzimos fichamentos, estabelecemos contato com as comunidades, para no segundo momento através da disciplina de Tópicos organizarmos com o grupo de alunos oficinas para serem desenvolvidas na escola que foi escolhida, neste ano de 2019.2 as atividades foram desenvolvidas na escola do campo do assentamento Lagoa do Mineiro, essas oficinas podem modificar de acordo com a necessidade da escola e da comunidade, mas algumas temáticas permanecem, como por exemplo a discussão de gênero. Para concluirmos é importante destacarmos o valor que as trocas possibilitam para o aluno matriculado na disciplina e como isso é essencial para pensarmos a formação de professores de Geografia, como isso possibilita um reconhecimento, uma autonomia e descobertas incríveis e fundamentais e que para a comunidade isso também é benéfico pois a troca de conhecimento e valores são repassadas e podemos observar durante as culminâncias dos trabalhos o quanto foi significativo a aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão