GENÉTICA - CONCEITOS BÁSICOS: AVALIAÇÃO DE AULA MINISTRADA A ALUNOS DO 2š ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM FORTALEZA, 2019.

Autores

  • Martan Barroso Castelo Branco
  • Bruna Sobreira Kubrusly
  • David Augusto Batista Sá Araújo
  • Jad Gabrielle Silva Maia
  • José Ajax Nogueira Queiroz
  • Silvia Helena Barem Rabenhorst

Resumo

INTRODUÇÃO: Os conceitos abordados no ensino de genética são, em geral, de difícil assimilação, sendo abordados nas séries finais do ensino fundamental e durante o ensino médio. Atualmente, o ensino superior (ES) vem incorporando o aprendizado baseado em evidência segundo a concepção de Giordan e Vecchi (1998). Neste contexto, estratégias do ES podem ser interessantes no ensino médio. OBJETIVO: verificar se as estratégias utilizadas no ES são instrumentos de facilitação do aprendizado de genética no ensino médio. MÉTODO: Realização de uma aula baseada em evidências para alunos do 2º ano do Ensino Médio, utilizando, como complemento, casos clínicos temáticos e questões. Para verificar se a aula cumpriu seu objetivo, aplicou-se um questionário de 12 questões, pré e pós-teste (com questões do tipo múltipla escolha), sendo 5 referentes à percepção dos alunos e 7 ao tema abordado, com análise quantitativa dos dados. RESULTADOS: O questionário foi aplicado a 44 alunos, 21 homens (48%) e 23 mulheres (52%), com idade média de 16,18 ± 0,39 anos. Quanto à percepção dos alunos, em escala de 0 a 10, as autoavaliações do conhecimento sobre o tema, antes e após a aula, passaram de 5,15 para 7,88 em média. A média das avaliações quanto à importância da genética foi de 8,55; já quanto à aula ministrada, a pontuação média atribuída foi de 9,42. Nas questões acerca do conteúdo ministrado; no pré-teste, observou-se que 50% de acerto foi atingido por 10,7% dos alunos, enquanto que 70% de acerto foi obtido por apenas 3,6%. No pós-teste, as mesmas taxas subiram para 52,3% e 22,7%, respectivamente. A questão relativa ao caso clínico foi a de maior acerto no pós-teste (90,9%), sendo também a de maior interesse pelos alunos (45,5%). CONCLUSÃO: Observa-se que a aula foi eficaz em consolidar o conhecimento prévio dos alunos, sendo a parte mais relevante desta a apresentação do caso clínico, método ainda pouco utilizado para a aprendizagem no ensino médio.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão