GEOGRAFIA E PERMACULTURA: OFICINA DE INTRODUÇÃO À PERMACULTURA E PRODUÇÃO DE MUDAS
Resumo
Esta pesquisa visa apresentar experiências vividas na oficina ministrada na Escola Estadual Justiniano de Serpa, localizada no município de Fortaleza, Ceará. Os encontros objetivavam contribuir com o aprendizado teórico e prático dos alunos sobre as atuais questões ambientais. A questão ambiental juntamente com os demais temas, oferecem um tratamento escolar aos assuntos referentes a problemas da vida social. A ciência geográfica traz à tona o debate da produção do espaço como relação intrínseca, entre o homem e a natureza. Dentro desse contexto, acredita-se que a Educação Ambiental é um caminho eficaz de sensibilização da sociedade frente aos problemas socioambientais. Deste modo, este trabalho tem como objetivo relatar experiências vividas na oficina realizada no ano de 2019, com foco na Educação Ambiental visando contribuir para o ensino de Geografia, através da disseminação do ensino de Permacultura. A pesquisa de cunho qualitativo, baseia-se em revisão bibliográfica sobre os temas: educação ambiental, permacultura, ensino de Geografia, solos, agroecologia, degradação e impacto ambiental. A prática educacional desta atividade fundamenta-se no modelo didático desenvolvido por Libâneo (1994), assim, as ações desenvolvidas envolvem teoria e prática. As oficinas contaram com estudantes inseridos no projeto ambiental da escola, com a duração de 4hs diárias, durante os dois dias de oficina. Como resultado teve-se a realização da produção de mudas de algumas espécies de plantas com os alunos, no último dia do encontro, no qual ocorreu a parte prática da oficina. Além disso, observou-se que através de reflexões sobre as questões ambientais, os envolvidos estavam próximos da temática o que facilitou a compreensão dos envolvidos na atividade. Outros produtos originados com os encontros foram a troca de vivências; a cooperação e disposição mútua para a construção dos momentos; a coletividade; o ambientalismo e a solidariedade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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