GESTÃO AUTÔNOMA DE MEDICAMENTOS: UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA COM CUIDADORES DE ADOLESCENTES COM DEPRESSÃO POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL EM UM MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Resumo
Introdução: A crescente utilização de medicamentos psiquiátricos entre adolescentes e crianças no país trouxe preocupação tanto para os cuidadores quanto para os profissionais de saúde. A importância do discernimento em relação ao tratamento é de tal forma que proporcionou o desenvolvimento de um Jogo de cartas sobre Gestão Autônoma de Medicamentos aplicada em um grupo de cuidadores de adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil em um município de Fortaleza. Objetivos: Esse trabalho tem o objetivo de relatar a aplicação de um jogo de cartas sobre Gestão Autônoma de Medicamentos por uma estudante de farmácia como facilitadora em um grupo de cuidadores de adolescentes com quadros depressivos e avaliar os medicamentos utilizados por esses jovens. Metodologia: O grupo consistiu na aplicação dos passos Conhecendo sobre Você, O mensageiro e o Rei e Ajude o João do jogo de cartas Kit GAM. Resultados e Discussão: Na aplicação da primeira parte do jogo “Conhecendo sobre você” os facilitadores puderam conhecer um pouco mais da história dos cuidadores, compartilhar experiências sobre rede de apoio e tornando o ambiente mais familiar para as próximas partes. Na segunda e terceira parte discutiu-se acerca dos medicamentos, receitas médicas, bulas, direitos e deveres dos usuários da saúde. Os cuidadores se mostraram bem participativos e interessados. Conclusão: Conclui-se que a aplicação do Kit GAM no CAPSI proporcionou não só para os cuidadores, mas também para os facilitadores uma experiência rica em aprendizagem, novas amizades e, acima de tudo, gerou-se a conscientização sobre a importância de ter autonomia sobre seu tratamento.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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