GRUPO DE ESTUDOS DE MACROECONOMIA E CONJUNTURA - MACRON

Autores

  • Igor Araruna Moreira
  • Vitor Pacheco de Araújo
  • Inez Silvia Batista Castro

Resumo

O Grupo de Estudos de Macroeconomia e Conjuntura – MACRON é um projeto de extensão idealizado pela professora Inez Silvia Batista Castro, que conta com a colaboração do bolsista Igor Araruna Moreira. Este projeto possui como público-alvo os alunos do primeiro, segundo e terceiros semestres do curso de Ciências Econômicas, sendo também frequentado por alunos de outros cursos. Os objetivos desse projeto podem ser condensados em três vertentes principais: consolidar, no arcabouço de conhecimento dos participantes, os conceitos básicos e fundamentais de Macroeconomia; conectar o ensino teórico recebido na sala de aula com a realidade brasileira e mundial; combater a evasão dos alunos do curso de Ciências Econômicas. O Grupo de Estudos se desenvolve por meio de encontros presenciais, nos quais são ministradas aulas temáticas. Durante o primeiro semestre de 2019, o MACRON abordou como tema principal o Produto Interno Bruto e como subtema o Desemprego, sendo realizados 9 (nove) encontros, com duração de 1 (uma) hora cada. No segundo semestre de 2019, o MACRON foi divido em duas etapas, uma primeira que se tratou de duas reuniões, de 02h:30 de duração cada, com o intuito de revisar o conteúdo apresentado no primeiro semestre e nivelar os novos participantes do Grupo de Estudo, e uma segunda etapa, que se desenvolveu em 7 (sete) encontros, de 1 (uma) hora cada, possuindo como tema principal as Finanças Públicas e como subtema os Tributos e a Reforma Tributária. O resultado obtido com o projeto foi um maior domínio dos conceitos básicos de Macroeconomia pelos seus participantes, o que restou comprovado pelo alto índice de acerto nos questionários aplicados após o término de cada bloco expositivo. Assim, é possível concluir que a utilização da ferramenta de aulas expositivas, complementada pela utilização de dados econômicos e pela interação dos participantes, permite um superior nível de retenção de conteúdo pelos alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão